Você sabe a diferença entre gordura no sangue e gordura no fígado?
Enquanto a gordura no sangue, também conhecida como dislipidemia ou colesterol elevado, tem seus próprios fatores de risco e complicações, a gordura no fígado se refere ao acúmulo de gordura nas células do fígado e também tem seus fatores de risco e complicações.
Mas, a genética é realmente um fator de risco para gordura no fígado?
Sim, há pacientes que não têm sobrepeso, não são obesos, fazem atividade física regular, com uma alimentação adequada, mas ainda assim desenvolvem gordura no fígado. Esses pacientes têm uma forte predisposição genética e devem ser acompanhados de perto.
Quais são as causas de gordura no fígado?
A gordura no fígado pode ser causada por fatores genéticos, obesidade e uma má alimentação rica em carboidratos complexos.
Você sabe quais são os sintomas da gordura no fígado?
Infelizmente, a maioria das vezes essa doença não apresenta sintomas.
Somente quando a gordura no fígado evolui para a cirrose hepática por NASH é que o paciente pode apresentar sintomas de cirrose, mas a gordura em si, geralmente, não apresenta sintomas.
Como prevenir a gordura no fígado?
A prevenção da gordura no fígado pode ser feita por meio de bons hábitos de vida, atividade física regular, alimentação adequada. Em alguns casos, no entanto, a prevenção pode ser difícil devido ao fator genético.
Quais alimentos devem ser evitados para quem tem gordura no fígado?
Alimentos com muita gordura e carboidratos complexos, como massas e frituras, devem ser evitados.
Como tratar a gordura no fígado?
A gordura no fígado é geralmente tratada com medicamentos que reduzem o colesterol e com bons hábitos de atividade física e alimentação.